Como Autenticar-se?
Desenvolvedores
Pedido de Adesão
Para aderir ao Autentika, a sua aplicação terá que ser previamente registada como um provedor de serviço. Entre em contato com a nossa equipa, através do endereço de correio eletrónico cxm@nosi.cv, para efetuar o pedido de adesão.
Deverá constar do pedido o nome e a descrição da aplicação, o endereço web para onde o utilizador será redirecionado após fazer a autenticação e os atributos, obrigatórios e não obrigatórios, que deseja que sejam partilhados com a sua aplicação.
Registo da Aplicação
O processo de registo, consiste na configuração de uma aplicação como provedor de serviço (SP). Para concluir a configuração da sua aplicação, após o registo, receberá a informação abaixo:
- Client Key;
- Client Secret;
- Endpoints do OpenID Connect.
Funcionamento
A comunicação entre o provedor de serviço e o Autentika é garantida pelo protocolo OpenID Connect, o que permite às aplicações verificarem a identidade dos utilizadores e obterem informação do perfil, de forma segura.
Quando o utilizador inicia o processo de autenticação na aplicação, esta redireciona-o para o Autentika, onde são recolhidas as credências de autenticação, de acordo com o método de autenticação escolhido.
O Autentika, pelo facto de disponibilizar o mecanismo de Single Sign-On, apenas solicita ao utilizador que autorize a partilha dos dados de perfil, caso este já se encontre autenticado numa das aplicações aderentes.
Após o utilizador autorizar a partilha de dados, o Autentika redireciona-o para a aplicação que solicitou a autenticação.
Para mais detalhes, por favor consulte aqui a documentação Técnica!
Normalização de processos
Disponibiliza um mecanismo de gestão centralizada de acessos, que permite a autenticação em diferentes portais e serviços da Administração Pública, de forma uniformizada.
Para melhorar a experiência de utilização, o Autentika disponibiliza ainda o mecanismo de Single Sign-On que permite ao cidadão, com o único login, aceder a múltiplas plataformas e serviços.
FAQs
null Como Autenticar-se?
Se a obtenção da CMDCV tiver sido por via da associação do número do CNI com o telemóvel o cidadão pode autenticar-se nos portais e sítios com a introdução da seguinte informação:
- Número de telemóvel associado à CMDCV;
- Palavra chave de autenticação (PIN) permanente;
- Código numérico (PIN) de utilização única e temporária, automaticamente gerado pelo sistema e recebido por SMS ou através da aplicação CMDCV instalada no seu telemóvel.
(DISPONÍVEL NA SEGUNDA FASE A SER ANUNCIADA) Se a obtenção da CMDCV tiver sido por via da associação do número do CNI com o endereço eletrónico do cidadão o mesmo pode autenticar-se nos portais e sítios com a introdução da seguinte informação:
- Identificação;
- Palavra chave (PIN) de autenticação permanente;
- Código numérico (PIN) de utilização única e temporária, automaticamente gerado pelo sistema e recebido por mensagem de correio eletrónico ou através da aplicação CMDCV instalada no seu telemóvel.