Trata-se de um método de autenticação que permite ao cidadão, com recurso a um email e palavra-passe, autenticar-se em diferentes portais e sítios da Internet da Administração Pública, com o objetivo de realizar serviços de forma segura.
Como requisito para a autenticação básica, o utilizador necessita de ter uma conta na Rede Tecnológica e Privativa do Estado (RTPE) ou no repositório do Portondinosilha.
Como autenticar-se?
Qualquer cidadão que tenha uma conta RTPE ou uma conta no repositório do Portondinosilha, poderá autenticar-se em portais e sítios da Internet da Administração Pública, com recurso ao email e à respetiva palavra-passe.
Adota as melhores práticas e tendências atuais de navegação e permite ao cidadão aceder a diversos serviços da Administração Pública, sem necessidade de se deslocar.
Se a obtenção da CMDCV tiver sido por via da associação do número do CNI com o telemóvel o cidadão pode autenticar-se nos portais e sítios com a introdução da seguinte informação:
Número de telemóvel associado à CMDCV;
Palavra chave de autenticação (PIN) permanente;
Código numérico (PIN) de utilização única e temporária, automaticamente gerado pelo sistema e recebido por SMS ou através da aplicação CMDCV instalada no seu telemóvel.
(DISPONÍVEL NA SEGUNDA FASE A SER ANUNCIADA) Se a obtenção da CMDCV tiver sido por via da associação do número do CNI com o endereço eletrónico do cidadão o mesmo pode autenticar-se nos portais e sítios com a introdução da seguinte informação:
Identificação;
Palavra chave (PIN) de autenticação permanente;
Código numérico (PIN) de utilização única e temporária, automaticamente gerado pelo sistema e recebido por mensagem de correio eletrónico ou através da aplicação CMDCV instalada no seu telemóvel.