Trata-se de um método de autenticação que permite ao cidadão, com recurso a um email e palavra-passe, autenticar-se em diferentes portais e sítios da Internet da Administração Pública, com o objetivo de realizar serviços de forma segura.
Como requisito para a autenticação básica, o utilizador necessita de ter uma conta na Rede Tecnológica e Privativa do Estado (RTPE) ou no repositório do Portondinosilha.
Como autenticar-se?
Qualquer cidadão que tenha uma conta RTPE ou uma conta no repositório do Portondinosilha, poderá autenticar-se em portais e sítios da Internet da Administração Pública, com recurso ao email e à respetiva palavra-passe.
Adota as melhores práticas e tendências atuais de navegação e permite ao cidadão aceder a diversos serviços da Administração Pública, sem necessidade de se deslocar.
A Chave Móvel Digital de Cabo Verde (CMDCV) é um mecanismo de autenticação e de assinatura digital simples e seguro dos utentes dos serviços públicos, disponibilizados online pelo Estado de Cabo Verde, criado pelo Decreto-Legislativo n.º 5/2020, de 21 de julho.
É composta por uma palavra-chave permanente (PIN), escolhida e alterável pelo cidadão, bem como, por um código numérico de utilização única e temporária por cada autenticação.
Permite ao cidadão titular da CMDCV aceder a vários serviços digitais nos portais públicos e assinar documentos com um único login.